terça-feira, 19 de julho de 2011

Eleição ASSIBGE-SN Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE

Companheiros(as),

Nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2011 haverá eleições para a Executiva Nacional e Núcleos da ASSIBGE-SN, Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE.

Por decisão congressual a Direção é majoritária, ou seja, a chapa que vencer dirigirá o Sindicato até agosto de 2013.

O coletivo "Sindicato é pra Lutar" atua na ASSIBGE-SN há muitos anos, dirigindo majoritariamente o Sindicato. É formado por militantes do PSOL, PCB e uma maioria de companheiros independentes, que sempre estiveram juntos, pelas propostas e práticas do grupo, sempre discutidas coletivamente. Tem aproximado novos militantes, alguns que estão na chapa e outros que a apóiam e participam de sua construção.

Nossa chapa reúne companheiros e apoiadores de todos os estados do Brasil. É formada por 16 trabalhadores da ativa e 3 aposentados. Também estamos inovando, com implementação dentro de nosso Coletivo de um Conselho Político, que contará com 15 companheiros com representatividade de diversos Estados. Este Conselho ajudará na discussão e formatação de propostas, que melhor representem as necessidades de nossa categoria, a fim de que sejam deliberadas nas instâncias de nosso Sindicato.

Temos investido muito em uma política de reaproximação e organização dos que já se aposentaram, além dos que estão por se aposentar. Também temos trabalhado junto ao conjunto dos servidores que entraram nos últimos concursos, bem como com os de contrato temporário a importância da solidariedade e da unidade na mobilização, pois temos clareza de que a esse governo o que mais interessa é dividir os trabalhadores, para enfraquecê-los nas suas lutas.

Porém, a conjuntura é adversa. Muitas das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores diante dos constantes ataques que sofrem podem ser entendidas como responsabilidade do Sindicato. Assim, em um contexto altamente adverso, no qual ninguém está livre de atuar entre erros e acertos, sabemos que o discurso oposicionista pode conquistar adeptos. Embora nós tenhamos clareza das contradições de uma oposição de espectro tão amplo, que vai do PSTU ao governismo, não necessariamente a base vai entender dessa forma. Por isso precisamos de apoio e solidariedade para vencer essa disputa.

Trata-se, na verdade, de dois projetos distintos de sindicato:
1-     Sobre centrais sindicais: Como nos desfiliamos da CUT, defendemos que qualquer debate sobre filiação de nossa entidade a qualquer central seja feito de forma democrática e que participemos das organizações que se apresentam ao movimento, no papel de observadores e com debates na base, de todas as propostas. A outra chapa quer a filiação imediata da ASSIBGE-SN à CSPconlutas.
2-     Sobre a CNESF: Somos favoráveis ao seu fortalecimento e entendemos que esse fórum é composto de entidades sindicais as mais distintas, eleitas por seus trabalhadores, mas entendemos que para avançarmos e termos o mínimo de unidade precisamos trabalhar em torno de pautas de reivindicações unitárias. 
3-     Sobre o governo Dilma: Somos oposição ao governo Dilma, radicalmente contrários à sua política neoliberal e privatista, ao desmonte do serviço público, às fundações públicas de direito privado, aos projetos que tramitam para desmontar, destruir ou tirar direito dos servidores.
4-     Somos contrários ao Imposto Sindical, que o governo quer descontar do funcionalismo e já manifestamos nossa posição por escrito ao MP, ao MTE, ao IBGE, afirmando que não aceitaremos esse desconto.
5-     Somos a favor de uma sociedade justa, solidária e igualitária.
  
Nós entendemos o trabalho do sindicato como fruto dos debates coletivos, discutido com todos e deliberado por todos. Nenhum boletim, programa de formação, imprensa, ou qualquer secretaria tem autonomia do grupo que a dirige. As secretarias formulam, pensam políticas e todos deliberam sobre as propostas.

Portanto, O coletivo "Sindicato é Pra Lutar" reafirma sua política de administrar o Sindicato como um Colegiado, onde Titulares e Suplentes têm a mesma responsabilidade nas discussões, deliberações e execuções de tarefas. 

Nossas bandeiras:
1-     Lutar por uma sociedade socialista;
2-     Lutar por um sindicato autônomo e democrático, transparente, com prestação de contas, com assembléias, congressos, encontros de base e solidário com os demais movimentos sindicais e populares;
3- Participação em todos os fóruns de luta que objetivem a defesa do Serviço Público, dos Servidores e dos Trabalhadores; a defesa de uma sociedade justa, somando forças com os movimentos anti-neoliberais;
 4- Estimular a unidade dos trabalhadores do serviço público e do setor privado, do campo e da cidade, na resistência e na luta por conquistas.


Chapa Sindicato é pra Lutar


Executiva Nacional (Titulares e Suplentes)

SUSANA LAGE DRUMOND-EU/RJ
JOSÉ ROBERTO PALADINI-(UE/RS)
MARLENE REGO MOREIRA-Aposent./MA
JOSÉLIA MARIA DA CONCEIÇÃO-EU/PI
LUIZ ALMEIDA TAVARES- EU/PR
PAULO ROBERTO DOS S. LINDESAY- Canab./RJ
JOSÉLIA BARROS CALADO DE ARAÚJO-EU/PE
FRANCISCO JORGE QUINTO DE MELO-EU/ES
ÉDIS EVANDRO TEIXEIRA DE CASTRO-EU/TO
JOÃO BATISTA DA COSTA MACHADO-EU/PA
PEDRO PEDROSA NEVES-EU/DF
WALQUIRIA FONSECA M. AVELAR-Aposent./MG
CLEIDE LOPES VIANA-EU/BA 

Conselho Fiscal (Titulares e Suplentes)

MARIA LÉA DOS SANTOS SOUZA-EU/RS
LUIZ CARLOS NUNES COELHO-EU/MG
FERNANDO LEMOS DA COSTA-Sede/RJ

ROSANGELA DO N. ASCENÇÃO-Chile/RJ
EDSON RODRIGUES PLÁCIDO-EU/GO
ROSALINA AMASONAS TUSSOLINI-EU/AM


CONTATOS PARA VIABILIZAR APOIO
(material, financeiro, político):
FRANCISCO J. Q. DE MELO, FONE: (21)91878940,

Nenhum comentário: